Comunicação não verbal - 1. Introdução

A lista de definições de “comunicação” é muito larga, virtualmente cada autor propõe a dela. Podemos denominar comunicação ao processo pelo qual, uns seres, umas pessoas atribuem significados a uns fatos produzidos e, entre eles muito especialmente ao comportamento dos outros seres ou pessoas. A primeira condição para que haja comunicação é a presença de um emissor e um receptor.
O estudo dos signos sempre esteve relacionado com o conceito de comunicação.
Como é natural, a expressão corporal que abrange os movimentos do corpo e a postura, está relacionada com as características físicas da pessoa.
Há três classes de movimentos observáveis: os faciais, gesticulá-los e os de postura.
Embora possamos categorizar estes tipos de movimentos, a verdade é que estão fortemente entrelaçados, e muito frequentemente se faz difícil dar um significado a um, prescindindo dos outros.
Na comunicação verbal, sendo a linguagem o fator mais importante, reconhecemos que produzimos e recebemos uma quantidade muito grande de mensagens que não vêm expressos em palavras.
Estas mensagens são os que denominamos não verbais, e vão da cor dos olhos, comprido do cabelo, movimentos do corpo, postura, e até o tom da voz, passando por objetos, vestidos, distribuição do espaço e o tempo.
O estudo destes sistemas de comunicação não começa de maneira rigorosa até bastante depois da Segunda guerra mundial. Isto não quer dizer que alguma referência não a encontremos já nos antigos mundos Grego e Chinês, ou em trabalhos sobre dança, teatro ou liturgia. Características gerais da comunicação não verbal:
A comunicação não verbal, geralmente, mantém uma relação de interdependência com a interação verbal.
Com frequência as mensagens não verbais têm mais significação que as mensagens verbais. Em qualquer situação comunicativa, a comunicação não verbal é inevitável. Nas mensagens não verbais, prepondera a função expressiva ou emotiva sobre a referencial.
Em culturas diferentes, há sistemas não verbais diferentes.
Existe uma especialização de certos comportamentos para a comunicação.
O estudo em que se encontra este tipo de busca é o descritivo.
O conhecimento das formas não verbais de comunicação serve para converter o encontro com outra pessoa em uma experiência interessante.
Quando começou a estudá-la comunicação não verbal, esta ia dirigida a gente de vendas, gerentes e executivos, mas mais tarde se foi ampliando de tal maneira que toda pessoa, qualquer que seja sua vocação e sua posição social, pode usá-lo para compreender melhor o acontecimento mais complexo que se apresenta na vida: o encontro cara a cara com outra pessoa.


Continua...

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